Vaticano terá evento inédito sobre fé e esporte

eidon - 528476 17esima Maratona di Roma - 17esima Maratona di RomaRefletir sobre a colaboração entre fé e esporte para melhorar a vida do homem. Este será o objetivo da primeira conferência internacional e inter-religiosa que será realizada no Vaticano de 5 a 7 de outubro próximo. O evento será promovido pelo Pontifício Conselho da Cultura, com a sociedade alemã Allianz como parceira.

“Desafia a ti mesmo no jogo da vida, como se faz no jogo de esporte” é o tema do evento, inspirado nas palavras do Papa Francisco. Devem participar 150 líderes religiosos ou esportivos de diversas partes do mundo.

“Será a primeira reunião de alto nível no Vaticano sobre esporte e a fé. Mas não será um evento isolado, porque a ideia é criar um movimento global que envolva todos, prescindindo da fé, da cultura e da geografia”, explica o sub-secretário do Pontifício Conselho da Cultura, mons. Melchor Sanchez de Toca y Alameda.

Inclusão, envolvimento e inspiração são as três vertentes que indicam áreas temáticas da conferência, acrescenta Sanchez de Toca à Agência SIR. O objetivo será entender como esporte e fé, juntos, podem contribuir para criar uma sociedade mais integrada, promover nas pessoas consciência cívica e o desejo de se empenhar pela comunidade, ter vidas mais sadias, mas íntegras e completas para enfrentar os grandes desafios da humanidade.

Entre outros temas relevantes da conferência, também o papel do treinador, visto como um educador para os atletas.

A sociedade Allianz se diz orgulhosa de colaborar com a Santa Sé nessa ocasião. A Allianz acredita que o evento marcará o lançamento da primeira pedra de um movimento global para construir pontes entre as pessoas e transformar suas vidas. Uma atenção particular será dada aos jovens, a fim de que se empenhem seja no esporte seja na vida.

Entre os relatores esperados para o evento, está o secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Também é aguardada a presença do Papa Francisco na cerimônia de inauguração do evento, no dia 5 de outubro.

por Canção Nova, com Rádio Vaticano em italiano