Terça Feira – 6ª. Semana Comum

Amados irmãos e irmãs14 evan

“Jesus advertiu-os: Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes! Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais” ?

Devido a preocupação dos apóstolos Jesus dá como que um puxão de orelhas os convidando a fazer uma “recordação da vida”; ou seja, Parecia que tinham esquecido de tudo quanto Ele fizera. Nós também precisamos de vez em quando parar e fazer esta anamnese, pois reclamamos tanto que esquecemos de que Jesus já nos tirou de situações piores.

Fico a imaginar a sai justa dos apóstolos que tinham acabado de ver Jesus multiplicar pães e peixes e de repente eles se veem no barco com apenas um pão! Será que o mestre vai fazer outro milagre. Jesus os adverte para que nãos e deixem tomara pela arrogância e orgulho que é como o mau fermento dos fariseus.

Um fermento bom ou mau dentro de uma comunidade pode enriquecê-la ou destruí-la. Jesus quer que todos os seus seguidores evitem o fermento dos fariseus e de Herodes isto é, o orgulho/arrogância, a soberba, a hipocrisia.

O pão que Jesus se refere, e que ele continua a multiplicar hoje é a eucaristia, que só é autêntica quando gera comunhão de vida no serviço prestado aos irmãos. Ele é o único pão que se multiplica!

Na leitura do Gênesis vemos que Deus não se arrepende da criação, mas do pecado dos homens; por isto Deus oferece o único remédio para tão grave situação: destruir para recriar, começar tudo de novo. Lembro-me de uma canção que diz: Me faz novo todo novo renovado em Jesus… O dilúvio não se é um castigo que Deus aplica a inocentes e culpados sem distinção; mas sim sua intenção é, sobretudo de renovar a face da terra. Noé é como que um novo Adão, com quem a vida humana recomeça, ele se torna figura de Jesus e o dilúvio figura do batismo que nos salva; a arca, onde sobrevivem homens e animais, imagem da barca que é a Igreja. Assim o mundo renasce das águas!

Rezemos com o Salmista: Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa. Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco

Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: Gn 6,5-8;7,1-5.10

Salmo: 28

Evangelho: Mc 8,14-21