Terça Feira – 13ª. Semana Comum

13502043_1015166495235242_4963113520855352140_nAmados irmãos e irmãs

“Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?”

A Igreja é a barca e as dificuldades enfrentadas por ela são os ventos contrários que a colocam em perigo. Há cristãos que não resistem e abandonam a barca, a procura de um Cristianismo que não seja tão exigente;onde possa acomodar seus interesses particulares.

Por vezes alguns podem julgar que Deus está dormindo e nada faz enquanto seus filhos sofrem e até perguntam: Onde está Deus?

O beato Charles de Foucauld, eremita e missionário na Meditação Oito dias em Efrém, nos ensina: “ Meus filhos, seja o que for que vos aconteça, lembrai-vos de que Eu estou sempre convosco. Lembrai-vos de que, visível ou invisível, parecendo agir ou parecendo dormir e esquecer-vos, Eu velo sempre, estou em toda a parte e sou onipotente. Nunca tenhais medo, nem preocupações: Eu estou presente, Eu velo, Eu amo-vos. Eu sou todo-poderoso. Que mais quereis? Lembrai-vos das tempestades que acalmei com uma palavra, transformando-as numa grande calmaria. Lembrai-vos da maneira como sustive Pedro quando caminhava sobre as águas (cf Mt 14,28ss). Estou sempre tão perto de cada homem como estou agora de vós. Tende confiança, fé, coragem; não vos inquieteis com o vosso corpo nem com a vossa alma (cf Mt 6,25), uma vez que Eu estou presente, sou onipotente e vos amo.

Mas, que a vossa confiança não nasça da negligência, da ignorância dos perigos, nem da confiança em vós mesmos ou noutras criaturas. Os perigos que correis são iminentes: os demônios, inimigos fortes e manhosos, a vossa natureza, o mundo, fazem-vos continuamente uma oposição encarniçada. Nesta vida, a tempestade é quase contínua e a vossa barca está sempre prestes a afundar. Mas Eu estou presente e comigo ela é insubmersível. Desconfiai de tudo e sobretudo de vós mesmos, mas tende em mim uma confiança total, capaz de banir toda a inquietação”.

O tempo de sofrimento, de provações morais e espirituais, como a doença e a velhice, há de ser vivido como tempo de purificação, como tempo preparatório de mais íntima união com o Senhor, estes momentos não são de ausência do Senhor, mas Ele está presente embora dormindo.

Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja no Sermão 63 nos ensina que: o sono de Cristo é sinal de mistério. Os ocupantes da barca representam as almas que atravessam a vida deste mundo agarradas ao madeiro da cruz. Por outro lado, a barca é símbolo da Igreja. Sim, verdadeiramente o coração de cada fiel é uma barca que navega no mar e que não se afundará se o espírito mantiver bons pensamentos.

Insultaram-te: é o vento que te fustiga. Encolerizaste-te: é a onda que se levanta. Surgiu a tentação: é o vento que sopra. A tua alma está perturbada: são as vagas que se elevam. Acorda Cristo, deixa que Ele te fale. Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem? Quem é Ele? Dele é o mar, pois foi Ele quem o formou: por Ele é que tudo começou a existir (Sl 95,5; Jo 1,3). Imita, pois, os ventos e o mar: obedece ao Criador. O mar mostra-se dócil à voz de Cristo e tu continuas surdo? O mar obedece, o vento acalma-se e tu continuas a soprar? Que queremos dizer com isso? Falar, agitar-se, meditar na vingança: não será tudo isto continuar a soprar e não querer ceder diante da palavra de Cristo? Quando o teu coração está perturbado, não te deixes submergir pelas vagas. No entanto, se o vento nos virar — porque somos apenas humanos — e aumentar as emoções más do nosso coração, não desesperemos. Acordemos Cristo, para que possamos prosseguir a nossa viagem por mares mais calmos.

Na leitura do livro do profeta Amós vemos o alerta sobre o perigo da infidelidade. Ser povo eleito de Deus não significa conivência de Deus com nossos erros. Deus é pai, mas não padrinho, Ele não é cúmplice dos crimes do seu povo. Nossa relação de aliança com Deus não implica somente em benefícios, mas antes de tudo em responsabilidade.

Rezemos com o Salmista: Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos. Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Am 3,1-8;4,11-12
Salmo: 15
Evangelho: Mateus 8,23-27