Ano Ímpar › 04/07/2017

Terça Feira – 13ª. Semana Comum

Amados irmãos e irmãs19601483_1367723349979553_718481217866070520_n
“Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?”
A Igreja é a barca e as dificuldades enfrentadas por ela são os ventos contrários que a colocam em perigo. Há cristãos que não resistem e abandonam a barca, a procura de um Cristianismo que não seja tão exigente;onde possa acomodar seus interesses particulares.
Por vezes alguns podem julgar que Deus está dormindo e nada faz enquanto seus filhos sofrem e até perguntam: Onde está Deus?
O beato Charles de Foucauld, eremita e missionário na
Meditação Oito dias em Efrém, nos ensina: “ Meus filhos, seja o que for que vos aconteça, lembrai-vos de que Eu estou sempre convosco. Lembrai-vos de que, visível ou invisível, parecendo agir ou parecendo dormir e esquecer-vos, Eu velo sempre, estou em toda a parte e sou onipotente. Nunca tenhais medo, nem preocupações: Eu estou presente, Eu velo, Eu amo-vos. Eu sou todo-poderoso. Que mais quereis? Lembrai-vos das tempestades que acalmei com uma palavra, transformando-as numa grande calmaria. Lembrai-vos da maneira como sustive Pedro quando caminhava sobre as águas (cf Mt 14,28ss). Estou sempre tão perto de cada homem como estou agora de vós. Tende confiança, fé, coragem; não vos inquieteis com o vosso corpo nem com a vossa alma (cf Mt 6,25), uma vez que Eu estou presente, sou onipotente e vos amo.
Mas, que a vossa confiança não nasça da negligência, da ignorância dos perigos, nem da confiança em vós mesmos ou noutras criaturas. Os perigos que correis são iminentes: os demônios, inimigos fortes e manhosos, a vossa natureza, o mundo, fazem-vos continuamente uma oposição encarniçada. Nesta vida, a tempestade é quase contínua e a vossa barca está sempre prestes a afundar. Mas Eu estou presente e comigo ela é insubmersível. Desconfiai de tudo e sobretudo de vós mesmos, mas tende em mim uma confiança total, capaz de banir toda a inquietação”.
Na leitura do livro do Gênesis vemos que o Senhor atende a intercessão de Abraão e livra seu sobrinho Lot da morte; uma vez que Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa do pecado de seus habitantes.
Façamos uma pergunta: Onde estão Sodoma e Gomorra nos dias de hoje? Não busquemos localização geográfica, mas sim situações diversas e aí poderíamos olhar para as novelas onde a prostituição em todos os aspectos é incentivada. Olhemos para boates, motéis e outros lugares onde por incrível que pareça se paga para pecar. Infelizmente muitos cristãos assistem novelas e sem perceber se veem torcendo para que o adultério aconteça, para que o perdão não flua, para que o roubo se concretize, para que divórcio aconteça e que o aborto seja aceito, etc. Por estes motivos devemos evitar assistir novelas e outros programas que contrariam os ensinamentos de Jesus Cristo.
Rezemos com o Salmista: Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, Sondai meu coração e o meu íntimo! Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho. Não junteis a minha alma à dos malvados, nem minha vida à dos homens sanguinários; eles têm as mãos cheias de crime; sua direita está repleta de suborno. Eu, porém, vou caminhando na inocência; Libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Está firme o meu pé na estrada certa; ao Senhor eu bendirei nas assembléias.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Gênesis 19,15-29
Salmo: 25/26 
Evangelho: Mateus 8,23-27

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *