Ano Ímpar › 14/04/2017

Sexta Feira Santa

17951898_1284699984948557_3344628759059084927_nAmados irmãos e irmãs
Que pode haver de belo nessa narrativa da paixão do Senhor, em uma ceia marcada por momentos de tensão, a traição, negação de Pedro, a prisão de Jesus, as falsas testemunhas, espancamento, tortura e finalmente morte.
Este evangelho contrapõe alegria e tristeza. Fica um pouco difícil querer entender a partir de um raciocínio meramente humano. É necessário mergulhar no mistério da paixão.
O sepultamento de Jesus é o plantio da semente esmagada de onde irá brotar toda a nossa esperança; pois Ele ressuscitou e vive no meio de nós.
Ele venceu a morte para nós e ela já não tem poder algum sobre nós; pois para nós cristãos assim como já dizia São Paulo morrer é ganho. Só através da morte alcançaremos também com Ele a vitória da ressurreição.
Ele estava tão desfigurado que havia perdido a aparência humana. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. Essas palavras da profecia de Isaias são tão fortes que qualquer explicação pode lhes tirar o seu verdadeiro sentido.
Na carta aos hebreus vemos que Jesus passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Um convite nos é feito para que aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.
Rezemos com o Salmista: A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão. Fortalecei os corações, tende coragem, todos vós que ao Senhor vos confiais. Amém

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Isaías 52,13-53,12
Salmo: 31
2ª. Leitura: Hebreus 4,14-16; 5,7-9
Evangelho: João 18,1-19,42

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *