Ano C, Ano Ímpar › 14/01/2019

Segunda Feira – 1ª. Semana comum

Amados irmãos 
“Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens”.
O batismo de Jesus marcou o início da missão e hoje vemos a escolha dos dois primeiros apóstolos que foram Pedro e André.
Logo depois Ele chama os filhos de Zebedeu Tiago e João. Imaginem a reação de Zebedeu!
Vemos que os primeiros seguidores de Jesus eram homens simples, pescadores considerados impuros diante do sistema religioso e isto nos mostra que a Igreja de Jesus na sua missão de anunciar o Reino não deve se aliar aos poderosos ou se render às estruturas econômicas, mas sim buscar nos simples e humildes que são os preferidos do Mestre.
Neste chamado nós também vemos que não consta que nada de extraordinário ou estrondoso tenha acontecido; logo você que está na dúvida se segue ou não Jesus (e olha que existem muitos esperando sinais miraculosos para dar seu sim); você que vacila demais saiba que na maioria das vezes Jesus age de maneira simples e sem alarde; poderíamos dizer que como que no silêncio do anonimato.
Santo Ireneu de Lyon nos ensina que o Pai nos chamou não porque precisasse de nosso serviço mas porque queria que estivéssemos junto a Luz; e ao estar na luz nós nada acrescentamos a Ela;muito pelo contrário é ela que nos ilumina.
A glória do homem é perseverar no serviço a Deus. Foi por isso que o Senhor disse aos Seus apóstolos: “ Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós”.
Na carta aos hebreus vemos que ninguém é maior que Jesus; pois a nenhum anjo Deus chamou de filho. Isto nos faz pensar a forma como Deus também quis nos chamar de filhos e nós pelo batismo verdadeiramente o somos. Esta é a dignidade a qual fomos elevados não por méritos próprios, mas pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo que é o Primogênito e Unigênito do Pai.
Rezemos com o salmista: Senhor nós vos pedimos que não permitais que caiamos no engano de outros deuses, pois vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: Hebreus 1,1-6
Salmo: 97 
Evangelho: Marcos 1,14-20

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *