Ano Ímpar › 10/07/2017

Segunda 14ª. Semana Comum

segunda Amados irmãos e irmãs
“Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá”.
Aqui vemos a fé de alguém que era um chefe na sinagoga, mas que curvou e reconheceu em Jesus o Messias capaz de devolver a vida a sua filha.
Jesus reanima a vida daquela que estava morta; para nós cristãos a morte deve ser comparada ao sono, algo transitório, pois cremos que em Cristo seremos acordados do sono da morte para possuir a vida eterna na ressurreição.
Entre a menina morta e Jesus havia no meio do caminho uma mulher com hemorragia; perdendo sangue. Os judeus a considerava impura e quem nela tocasse se tornaria impuro; mas Jesus estava acima deste preceito, pois quem nele toca não o torna impuro, mas se purifica de toda doença, de todo mal e de todo o pecado.
Jesus não ressuscitou todos os que no seu tempo faleceram, no Evangelho temos apenas três citações que são a de hoje, a do filho da viúva de Naim e a de Lázaro de Betânia. Isto deve significar para nós que o que Jesus quer de cada um de nós é que nos preparemos para passar pela experiência da morte para esta vida e assim alcançar a vida eterna.
Os milagres de Jesus continuam a acontecer ainda hoje e muitos não percebem justamente por ficar a procura de grandes portentos. É nas pequenas coisas do cotidiano que grandes milagres acontecem.
Outro ensinamento importante é o de que nós também por vezes devemos interromper nossa pregação, a nossa oração e as vezes até o devocionismo exagerado para ir ao encontro daqueles que estão pelo caminho sujos pelo sangue ou adormecidos pela morte.
São Clemente, papa na Carta aos Coríntios, §§ 24-28; SC 167 nos ensina: “Notemos, meus bem-amados, que o Senhor não cessa de nos mostrar a ressurreição futura de que nos deu as primícias ao ressuscitar de entre os mortos o Senhor Jesus Cristo. Observemos bem amados, as ressurreições que acontecem periodicamente. O dia e a noite faz-nos ver uma ressurreição: a noite deita-se, levanta-se o dia; o dia desaparece, vem a noite. Reparemos nos frutos: como se fazem as sementeiras? O que acontece? Sai o semeador e lança na terra diversas sementes. Estas caem, secas e nuas, na terra e desagregam-se. Depois, a partir dessa mesma decomposição, a magnífica providência do Mestre fá-las reviver e dum só grão surgem imensos que, por sua vez, crescem e dão frutos. Acharemos, pois, estranho e extraordinário que o Criador do universo faça ressuscitar aqueles que o serviram fielmente e com a confiança duma fé perfeita? Com essa esperança, que os nossos corações se apeguem então Àquele que é fiel às suas promessas e justo nos seus julgamentos. Ele, que nos proibiu de mentir (Ex 20,16), pela mesmíssima razão também não mente. Nada é impossível a Deus, exceto mentir (Jr 32,17; Lc 1,37; Heb 6,18). Reavivemos, pois, a nossa fé nele e entendamos que Ele tudo pode.
Com uma palavra da sua onipotência, Ele formou o universo e com uma palavra pode aniquilá-lo. Ele fará todas as coisas quando quiser e como quiser. Nada desaparecerá jamais daquilo que Ele tiver decidido. Tudo está presente diante dele e nada escapa à sua providência.
No livro do Gênesis vemos o sonho de Jacó:“ ia uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor. Disse o Senhor: Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi.”
Rezemos com o Salmista: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente. Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo,e a seu lado eu estarei em suas dores. Ámém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Gênesis 28,10-22
Salmo: 90/91 
Evangelho: Mateus 9, 18-26

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *