Sábado Antes da Epifania

15895239_1183975958354294_7130020956322920208_nAmados irmãos e irmãs
FAZER TUDO O QUE ELE NOS DISSER! E Ele só disse uma coisa; amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado!
A mãe de Jesus é mencionada apenas duas vezes por João: no início do seu ministério, nas bodas de Caná e no final que é o momento da Cruz. Nas bodas ainda não era chegada a hora de Jesus, a mãe representa o antigo Israel, na Cruz a hora chegou e ela representa o novo Israel, novo povo nascido da Nova e eterna Aliança.
O evangelho das bodas de Caná mostra o primeiro sinal que Jesus realiza, e só aparece no evangelho de João. Ele é um convite a todos nós para fazermos um encontro com Aquele que deve ser o do único e verdadeiro amor de nossas vidas, Aquele que nos deu uma mãe que intercede e sabe de nossas necessidades e por isto vai pedir ao Filho o vinho tão essencial para nossa verdadeira festa.
A transformação da água em vinho de excelente qualidade simboliza os tempos messiânicos, tempo de festa e de alegria pela salvação operada por Deus.
Hoje Jesus continua a nos oferecer o Vinho novo, de incomparável sabor, mas este Vinho novo não cai do céu, mas ele só será transformado com nossa participação; por isso é preciso encher nossas talhas, é preciso estar abastecido e isto se consegue na oração, no jejum, na abstinência e principalmente no amor aos irmãos.
Nós somos a Igreja de Jesus, a noiva do Senhor, por quem ele deu a vida e vida eterna, para onde quer nos levar, mas para que isto aconteça é preciso: FAZER TUDO O QUE ELE NOS DISSER, como nos pede Maria sua Mãe, àquela que já experimentou e se fez discípula missionária.
Se nós queremos ser discípulos missionários devemos aprender da escola de Maria e se comportar de maneira a buscar fé (adesão a Jesus) e vida (atenção às necessidades do próximo).
Na leitura da primeira carta de João o apóstolo nos fala de pecados que conduzem a morte e outros que não conduzem a morte. Precisamos pedir ao Filho de Deus que nos dê inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro; pois aquele que é verdadeiro nos conduz a vida eterna.
Rezemos com o Salmista: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: 1Jo 5,14-21
Salmo:149
Evangelho: Jo 2,1-11