Ano Ímpar › 03/04/2017

Sábado – 4ª. Semana da Quaresma

17629630_1268641949887694_7084633528180018269_nAmados irmãos e irmãs
“Ninguém jamais falou como este homem”
Quem é Jesus? Assim como naquela época hoje também muitas pessoas definem a pessoa de Jesus não conforme Ele é, mas sim de acordo com seus interesses.
A pregação de Jesus faz com que muitos se convençam de que Ele é o Messias ao passo que outros dizem ser Ele um grande profeta.
No entanto alguns em especial os fariseus não aceitam nem uma e nem outra; pois para eles da Galiléia não poderia vir profeta e para ser o Messias Jesus teria que ter nascido em Belém de Judá (eles desconhecem o local exato do nascimento de Jesus, afinal José e Maria residiam em Nazaré).
Por estes motivos o sumo sacerdote e os fariseus mandaram prender Jesus, mas os guardas voltaram sem Ele e foram acusados de terem se deixado enganar.
No meio deles se encontrava Nicodemos que já tinha conversado com Jesus e por isto o defende alegando que não poderiam julgá-lo antes de ouvi-lo.
Também hoje as opiniões se dividem acerca de Jesus. Muitos se fecham nas suas dúvidas e na sua indiferença, porque recusam Aquele que pode trazer a paz aos corações e a união entre os homens. Muitos não buscam realmente a verdade, mas apenas um “deus” que atenda seus interesses e por incrível que pareça algumas pseudo igrejas pregam este “cristo” que esconde a cruz ; pois só querem a glória.
São João da Cruz carmelita descalço e doutor da Igreja em “A Subida ao Carmelo, II, cap. 22 “ nos ensina: Deus poderia dizer-nos: O meu Filho é toda a minha Palavra, toda a minha resposta; Ele é a visão plena e toda a revelação. Respondi-vos totalmente, disse-vos tudo e tudo vos manifestei, revelei-vos tudo dando-vo-lo por irmão, companheiro, mestre, herança e recompensa : “Este é o meu filho muito amado em quem pus todo o meu enlevo: escutai-o” (Mt 17,5) Portanto, se desejas escutar da minha boca uma palavra de consolação, olha para o meu Filho, que me obedeceu e que, por amor, Sse entregou à humilhação e à aflição, e verás o que Ele te responde. Se desejas que Eu te explique as coisas ocultas e os acontecimentos misteriosos, basta que fixes os teus olhos nele e nele encontrarás encerrados os mistérios mais profundos, a sabedoria e as maravilhas de Deus, como diz o meu apóstolo: Nele, que é o Filho de Deus, “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Cl 2,3). Esses tesouros de sabedoria serão para ti mais sublimes, mais doces e mais úteis que tudo o que pudesses aprender noutros lados. Por isso é que o mesmo apóstolo se gloriava “de não saber outra coisa a não ser Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado” (1Cor 2,2). Se procuras ter visões ou revelações, sejam elas divinas, sejam corpóreas, olha também para Ele enquanto homem e encontrarás muito mais do que julgas possível, porque o apóstolo Paulo também disse: “é nele que habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9).»
Na profecia de Jeremias vemos que o profeta entra em crise ao saber da trama contra ele; pois ele nada pode fazer para evitar e por isto coloca nas mãos de Deus dizendo: “Vós sois, porém, Senhor dos exércitos, justo juiz que sondais os rins e os corações”. O drama pelo qual Jeremias passa é a conhecida crise na vocação a qual está sujeita toda verdadeira vocação.
Jeremias é um homem do Antigo Testamento, que segue a lei de Talião. Jesus será o verdadeiro inocente que morre, abandonando nas mãos do Pai, não só a ele mesmo, mas também os seus adversários e algozes, para que sejam perdoados. Jeremias é figura. Jesus é a realidade. É Ele o verdadeiro cordeiro conduzido ao matadouro sem lançar um balido.
Rezemos com o Salmista: Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida, como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar e libertar-me! Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: Jeremias 11,18-20
Salmo: 7
Evangelho: João 7,40-53

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *