Ano Ímpar › 20/07/2019

Sábado 15ª. Semana comum – Ano Impar 20/07/2019


Amados irmãos e irmãs
“Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito”.
No Evangelho mais uma vez vemos que por causa de uma cura no sábado, os fariseus planejam matar Jesus; óbvio que a cura é um pretexto; pois o que na verdade eles queriam era proteger seus interesses, em especial o pecuniário.
A missão de Jesus não era só curar, mas sim anunciar o reino do Pai, reino de paz, de justiça e amor; portanto os milagres e curas eram consequência natural deste itinerário; mas apesar dos milagres e das curas muitos não acreditaram.
Hoje muitos estão a exigir de Jesus grandes milagres para que possam crer, mas se esquecem de ver os pequenos sinais do dia a dia; se não creem nestes; serão como os fariseus de outrora.
As atitudes de Jesus chocavam-se com a Lei no seu conjunto; Ele era para eles uma utopia de Messias, pois ao invés de castigar Ele tocava nos leprosos, curava os enfermos, abria os olhos aos cegos, e fazia coisas ainda piores como ter amizade com pecadores públicos, com mulheres da vida, sentava à mesa na casa deles.
Não nos esqueçamos de que Jesus em nada mudou e ainda hoje Ele continua a procura dos excluídos pelos que se acham santos; portanto talvez seja mais fácil encontrar Jesus no meio do lixo, da favela, junto aos dependentes químicos, bêbados, homossexuais e prostitutas do que em alguns de nossos luxuosos templos.
No livro do Êxodo vemos o cumprimento da promessa de libertação. É o Senhor que vem com toda força e poder; Ele que vela por cada um de nós. A noite da libertação, da noite das trevas para a luz da aurora. Ele continua a transformar nossas trevas; Ele continua a vir em nosso socorro, não se importando com o tempo e nem com o tamanho da dificuldade; não importa a força dos faraós do século XXI; não importa os séculos de escravidão e nem o número de cavalos e cavaleiros.

Rezemos com o Salmista: Demos graças ao Senhor, por que ele é bom: porque eterno é seu amor! De nós, seu povo humilhado, recordou-se: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor! Ele cortou o mar Vermelho em duas partes: porque eterno é o seu amor! Fez passar no meio dele Israel: porque eterno é o seu amor! E afogou o faraó com suas tropas: porque eterno é seu amor! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Êxodo 12,37-42
Salmo: 135/136
Evangelho: Mateus 12,14-21

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *