Ano Ímpar › 17/09/2019

Reflexão : Terça – Feira 24ª Semana comum – Ano Impar 17/09/2019

“Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo”. Será que nos dias atuais sabemos reconhecer quando Deus volta os olhos para nós? Pelo Evangelho vemos que Jesus só ressuscitou três pessoas, a saber: Lázaro de Betânia, a filha de Jairo, e o filho da viúva de Naim; por este motivo dá para entender que a missão de Jesus não era passar seu tempo ressuscitando mortos; mas sim anunciar o reino de seu Pai.
Na verdade aqui temos um retorno à vida mortal; pois todos eles morreriam mais tarde; ao passo que aqueles aos quais Jesus anunciava a ressurreição era para a vida eterna.
Sabemos que nossa Vida está em Cristo; porque nele nos movemos e somos, sem ele, nossa caminhada terrena não passa de uma corrida para os braços da morte biológica.
Quem são as viúvas de Naim dos tempos atuais? Diríamos que são as mães que veem seus filhos como verdadeiros zumbis nos braços das drogas; nas masmorras que são nossas penitenciárias e por aí vai.
A nossa missão como Igreja é anunciar a toda criatura esta vida que vem de Jesus, mas isso só será possível se como ele, tivermos no coração essa compaixão, que nos leve a sofrer e chorar com quem sofre e chora, onde possamos dizer: Levanta e anda!
O cristão, como qualquer ser humano, também chora pela morte dos que ama , mas a diferença é que choramos pela dor da separação e pela saudade ;pois sabemos que a morte para quem esta em Cristo é vitória e ressurreição.
Não é da morte que Jesus tem compaixão, nem do morto, mas da pessoa que sofre; portanto nesta passagem não é a morte nem o morto que importam, nem mesmo o retorno à vida, mas que uma mãe já viúva tenha perdido o seu filho único.
Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja no Sermão 98 nos ensina: Há pessoas com o pecado dentro do coração mas que ainda não o cometeram. Tendo consentido no pecado, ele habita-lhes a alma como morto, mas não saiu ainda para fora. Ora, acontece amiúde aos homens esta experiência interior: depois de terem escutado a palavra de Deus, parece-lhes que o Senhor lhes diz: Levanta-te! E, condenando o consentimento que dantes haviam dado ao mal, retomam fôlego para viver na salvação e na justiça. Outros, após aquele consentimento, partem para os atos, transportando assim o morto que traziam escondido no fundo do coração para o expor diante de todos. Deveremos desesperar deles? Não disse o Salvador ao jovem de Naim: Eu te ordeno: Levanta-te! Não o devolveu a sua mãe? O mesmo acontece a quem atuou desse modo: tocado e comovido pela Palavra da Verdade, ressuscita à voz de Cristo e volta à vida. É certo que deu mais um passo na via do pecado, mas não pereceu para sempre. Já aqueles que se embrenham nos maus hábitos, ao ponto de perderem a noção do próprio mal que cometem, procuram defender os seus maus atos e encolerizam-se quando alguém lhes censura. A esses, esmagados pelo peso do hábito de pecar, albergam as mortalhas e os túmulos e cada pedra colocada sobre o seu sepulcro mais não é do que a força tirânica desse mau uso que lhes oprime a alma e não lhes permite nem levantar-se e nem respirar. Por isso, irmãos caríssimos, façamos de tal modo que quem vive viva, e quem está morto volte à vida e faça penitência. Os que vivem conservem a vida, e os que estão mortos apressem-se a ressuscitar.
Outro detalhe é que neste Evangelho temos duas procissões e ambas com muita gente; uma segue a morte, a dor e o pranto e a outra segue o Senhor da vida.
Na primeira carta a Timóteo o apóstolo Paulo exorta a todos sobre as virtudes necessárias para ser um epíscopo bem como para ser um diácono e dentre elas as que se referem ao matrimônio merece a explicação de que o celibato ainda não era obrigatório aos clérigos na Igreja primitiva. Quanto aos bispos vale destacar a capacidade de ensinar, de governar e educar os seus filhos na obediência e na castidade. Aos diáconos o apóstolo fala da honestidade; do espírito de lucro ( os diáconos cuidavam das finanças na Igreja primitiva) e que não fossem casados senão uma vez ( regra que vale até hoje).

Rezemos com o Salmista: Viverei na pureza do meu coração, no meio da minha família. Farei que se cale diante de mim quem é falso e, às ocultas, difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante não vou suportar e não quero nem ver. Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem será meu ministro, será meu amigo. Amém.

1ª. Leitura: 1 Timóteo 3,1-13
Salmo: 100/101