Ano Ímpar › 21/09/2019

Reflexão: Sábado da 24ª Semana comum Ano Impar 21/09/2019


Amados irmãos e irmãs
“O significado da parábola é este: a semente é a Palavra de Deus”.
Por que a Palavra de Deus produz frutos em uns e em outros não?
O terreno que aqui se fala não é o ambiente em que se encontra o destinatário da Palavra, ou seja, se está no clube, na igreja, em casa etc. Se assim pensarmos seremos tentados a achar que aqueles que estão dentro da Igreja são terra boa e os de fora nada valem.
O que Jesus quis mostrar é que o terreno é o nosso coração.
Como dizia um antigo cântico de aclamação ao Evangelho que era da Campanha da fraternidade da década de 1970: “A Palavra é a semente que Jesus jogou no chão. No chão da sua mente no chão do seu coração. Semente que caiu na pedra semente que não quis brotar. Há muito coração de pedra que não vida pra dar”.
Nós que somos agentes de pastoral, ministros da Palavra devemos proclamá-la em todas as circunstâncias sem ficar escolhendo quem vai ouvir. Também não é por nossa eloquência que o fruto será abundante, mas pelo terreno que é o coração de quem ouve.
Quantas vezes as nossas atitudes dizem que tipo de solo é o nosso coração. Temos que admitir nosso coração por vezes é como terra seca, pedregosa, cheia de espinhos, a Palavra vem, mas não encontra acolhida em nós, e nem disposição para vivê-la.
Devemos ter em mente que no mundo atual os espinhos e pedras são muitos e entram em nossa vida de maneira disfarçada na onda do consumismo, do indiferentismo religioso, etc.
O solo impenetrável são os corações que estão endurecidos pela obstinação e o orgulho, por paixões mundanas, corações que tem compromisso com o mal e não podem suportar a dor da honestidade.
Na primeira carta a Timóteo Paulo fala da necessidade de fidelidade ao mandato do Senhor. Que mandato será este que o apóstolo se refere? Atualizando diríamos que no batismo recebemos um mandato ( em politica se diz que tem mandato aquele que age em nome de) e neste caso agimos em nome de Cristo. Esta fidelidade deve permanecer até o dia em formos chamados a estar na presença, ou seja, até à segunda vinda de Cristo.

Rezemos com o Salmista: Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! Sabei que o Senhor, só ele é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: 1Tm 6,13-16
Salmo:99
Evangelho: Lucas 8, 4-15

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *