Reflexão Quinta – Feira 10ª Semana Comum 13/06/2019

Amados irmãos e irmãs
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta”.
Deus não se relaciona com quem não se relaciona com o irmão. Se Jesus é o único caminho que leva ao Pai; podemos dizer que só se chega a Jesus se passar pelo irmão.
Aqui na comunidade costumamos dizer aos irmãos nos dias de jejum: Jejum sem oração é regime para emagrecer e nesta oração você oferece a Deus o seu jejum; porém saiba que Deus não vai aceitar teu jejum se ele foi feito com cara feia, palavras amargas, se ele foi feito com brigas e discussões com os irmãos. Assim também Ele não aceita nossa oferta ou qualquer outro sacrifício.
Ainda no Evangelho o proibido matar não pode e não deve ser entendida como somente o tirar a vida biológica (física); mas também todas as outras formas de morte como o ódio, a calúnia, injúria, exclusão social e mentira. São Tiago nos ensina a refrear a língua e diríamos que ela (a língua) é responsável, quando usada de qualquer jeito, por muitos males aos nossos irmãos. A mentira, a calúnia e a injúria que são proferidas pela língua tem levado a destruição de muitas famílias onde os pais se separam, brigas e contendas e até morte (física), tudo por causa de uma palavra proferida.
Quanto à validade do Primeiro Testamento em relação ao segundo Jesus deixou bem claro que um não abole o outro e diríamos que o Primeiro Testamento é como semente e o segundo a flor e o fruto. A semente não é a flor e nem o fruto, mas a flor e o fruto contem toda a essência da semente.
Na leitura da segunda carta de são Paulo aos coríntios vemos que nos e ensinado que a conversão a Jesus faz tirar o véu que cobre o nosso coração e Jesus veio para retirar o véu e assim permitir que nossos rostos reflitam a glória de Deus. Paulo ainda diz que o pregador prega a Jesus Cristo e não a si mesmo.
Paulo foi muito contestado e aqui e acusado de pregar um Evangelho obscuro. Lembramos que até hoje isto acontece e infelizmente basta acessar a internet para ver grupos que ainda acusam Paulo de falso apóstolo.
Nesta data em que celebramos a memória deste grande santo e doutor da Igreja que é Santo Antônio de Pádua invocamos uma frase dele para os que tentam denegrir a imagem de Paulo: Cessem as palavras e falem as obras!

Rezemos com o Salmista: Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação hã de seguir os passos seus. Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: 2 Coríntios 3,15-4, 1.3-6
Salmo: 84/85 o Dia
Evangelho: Mateus 5,20-26