Papa na catequese: Deus acolhe os descartados pelo homem

A misericórdia oferece dignidade. Este foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 31, na Praça São Pedro. Francisco pontuou sua reflexão com base nos relatos bíblicos sobre a mulher que foi salva por sua fé, dando ênfase para o fato de que Deus sempre acolhe aqueles que foram descartados pela sociedade.

O trecho do Evangelho de Mateus conta o episódio em que Jesus curou uma mulher que sofria com hemorragias. Por esse problema, ela era considerada impura e excluída da sociedade. Segundo o Papa, este caso faz refletir sobre como a mulher seja frequentemente percebida e representada.

“Todos devemos prestar atenção, também as comunidades cristãs, para óticas da feminilidade cheias de preconceitos e suspeitas que lesam a intangível dignidade da mulher”, alertou o Pontífice.

Jesus admirou a fé desta mulher e teve um olhar de misericórdia e ternura para ela, transformando sua esperança em salvação. “Isto significa que Jesus não somente a acolhe, mas a considera digna de tal encontro ao ponto de lhe dirigir a sua palavra e sua atenção”.

O encorajamento que Jesus fez à mulher – “coragem, filha, tua fé te salvou” – ecoa também hoje, disse o Papa, uma vez que expressa a misericórdia de Deus por todas as pessoas descartadas.

“Quantas vezes nos sentimos interiormente descartados pelos nossos pecados, que tanto fizemos, que tanto fizemos. E o Senhor nos diz: ‘coragem, vem, para mim não és um descartado. Coragem filho, tu és um filho e uma filha’. Este é o momento da graça, do perdão, momento de inclusão na vida de Jesus, da Igreja, de misericórdia. Hoje todos nós, grande ou pequenos pecadores, mas todos somos pecadores, o Senhor nos diz: ‘vem, coragem, não estás mais descartado, eu te abraço, eu te perdoo’. Assim é a misericórdia de Deus. Temos que ter coragem e ir até ele, pedir perdão dos nossos pecados e seguir adiante com coragem como fez esta mulher”.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano