Padre Lombardi é o novo Presidente da Fundação Ratzinger

ANSA1043065_ArticoloDepois de dez anos como porta-voz do Papa, dirigindo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a partir desta segunda-feira (01/08), Padre Federico Lombardi S.I., é o Presidente do Conselho de Administração da Fundação “Joseph Ratzinger – Bento XVI”. A nomeação ocorreu por meio de carta assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Promover o estudo teológico

A Fundação foi instituída em 1º de março de 2010 no Vaticano pelo Papa Bento XVI, com o objetivo de promover pesquisas, estudos, publicações e conferências científicas dedicadas à teologia. As três principais áreas de atividade são as Sagradas Escrituras, a Patrística e a teologia fundamental.

A ideia de criar a Fundação surgiu dos chamados “schulerkreis”, os encontros informais organizados por Bento XVI com seus ex-alunos universitários, que antes mesmo de Ratzinger se tornar cardeal, criaram um centro de estudos e documentação teológica em Munique, a cidade alemã da qual o Pontífice emérito foi arcebispo.

Prêmio já foi conferido a brasileiro

Anualmente, a Fundação Pontifícia confere o prestigioso “Prêmio Joseph Ratzinger” a estudiosos de teologia e biblistas de todo o mundo. Em 2015, um dos premiados pelo Papa Francisco foi o sacerdote jesuíta brasileiro Mario de França Miranda, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Outra iniciativa desta instituição é conferir bolsas de estudo para o estudo de teologia.

Por Rádio Vaticano