Sem categoria › 01/07/2016

“Juntos pela Europa” 4ª edição: aguardada videomensagem do Papa

Panorama view of Munchen cityFoi inaugurada esta quinta-feira (30/06) em Munique, na Baviera, sul da Alemanha, a quarta edição de “Juntos pela Europa”, iniciativa que tem a colaboração de comunidades e movimentos cristãos que se caracterizam por sua natureza ecumênica.

O evento tem a participação, entre outros, do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e do presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson.
A edição deste ano terá seu ponto alto no próximo sábado (02/07), quando, na praça central de Munique, serão transmitidas as vídeo-mensagens do Papa Francisco e do Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o secretário geral de “Juntos pela Europa”, Diego Goller, nos fala sobre a iniciativa:

Diego Goller:- “‘Juntos pela Europa’, como diz o nome, é uma rede de movimentos de várias Igrejas – católica, evangélica, ortodoxa, anglicana – que há quinze anos se encontraram. A iniciadora foi a fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, seguida de Andrea Riccardi e de vários outros inclusive no campo evangélico, que se encontraram e quiseram se conhecer. Porém, não se limita simplesmente a um conhecer, mas está se abrindo, e se abriu desde o início, voltada para a Europa; com a possibilidade de levar nossos movimentos, e os carismas subjacentes a todos eles. Abrir à possibilidade de que esses carismas deem sua contribuição à Europa de hoje, num momento em que valores como o acolhimento e o respeito pela pessoa devem ser absolutamente evidenciados. Isso nos parece mais do que nunca atual, e podemos não somente oferecer ideias, mas trazer experiências.”

RV: A iniciativa tem um forte significado e valor ecumênicos; há também esse significado forte de comunhão dos cristãos numa Europa por demais dividida, inclusive ultimamente…

Diego Goller:- “A data é significativa – 2016. Foi previsto esse grande encontro para este ano a fim de dar um sinal para 2017, para os 500 anos da Reforma luterana. Essa foi a motivação inicial para fazer o encontro este ano, porque – dizíamos – no próximo ano haverá muitas manifestações nesse sentido, que procuramos precedê-las dando nossa contribuição, e buscando realçar tudo aquilo que tem sido vivido entre nós. Horas atrás falaram o Cardeal Walter Kasper e o bispo evangélico Margot Käßmann, que foi presidente das Igrejas evangélicas na Alemanha. Há pouco teve lugar a coletiva de imprensa com o bispo evangélico da Baviera. Teremos o metropolita Serafim. Estamos ansiosos para ver no sábado, na praça, a mensagem do Papa Francisco e também a do Patriarca Bartolomeu. De fato, há um caráter realmente muito ecumênico.”

RV: A vídeo-mensagem do Papa Francisco constitui claramente, junto à do Patriarca, um momento importante: qual impulso esperam receber da vídeo-mensagem, mas, em geral, do magistério do Papa Francisco, propriamente sobre a Europa?

Diego Goller:- “Para nós é significativo que um Papa vindo das terras mais longínquas, distantes da Europa, é, no fundo, aquele dá a mensagem mais forte e mais europeísta neste momento. Esperamos um grande encorajamento. Temos grande satisfação com o fato de o Papa ser tão ativo: está buscando reconduzir a Europa – matriz do Cristianismo mundial, visto que São Paulo veio para a Europa trazer a mensagem evangélica – às suas raízes, a seu valores fundamentais, aos valores que o Cristianismo trouxe. Portanto, esperamos um grande encorajamento e um grande impulso, dos quais já tivemos sinais muito positivos.”

Por Rádio Vaticano

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *