Formação › 28/06/2019

Historia do Sagrado Coração de Jesus


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é tão forte e fiel quanto a do Sagrado Coração de Maria e muitos chegam até a confundir e misturar as histórias. Mas o fato é que a proporção do amor a esse símbolo da Igreja Católica não pode e nem deve ser mensurada, tamanha a sua importância na vida de quem o segue.
HISTÓRIA
Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacaque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus para que ele colocasse-o nas armas da França toda vez que fosse combater os inimigos da Igreja.
Ela garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o seu reinado a uma grande glória e o esperado dessa atitude é que a França conseguiria atingir um verdadeiro apogeu católico através da restauração da civilização cristã.
12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
1 – “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2 – “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3 – “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4 – “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5 – “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6 – “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7 – “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8 – “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9 – “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10 – “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11 – “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12 – “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
SIGNIFICADO
Mas, o que mais importa para nós cristãos é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus. Mais do que o órgão vital, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. É através dele que se expressa a santidade humana, sua vontade, alma e seus pensamentos.
O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que guardamos nossas vontades mais sinceras e é através dele que mostramos nossos sentimentos.
É por isso que adoramos o Sagrado Coração de Jesus, é por ele que celebramos e pedimos com todas as forças e pensamentos e é nele que colocamos todo o nosso foco: no amor de Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
DEVOÇÃO
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e a verdeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com sua pureza de sentimentos limpe todos os nosso vícios e pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os seus ensinamentos.

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *