Em homilia, Papa fala da vida de oração de Jesus

O fundamento da vida cristã é que Jesus reza por nós. Foi o que afirmou o Papa Francisco na Missa celebrada na manhã desta sexta-feira, 28, na capela da Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que cada escolha de Jesus, cada gesto e até mesmo o fim de sua vida terrena na Cruz foi marcada pela oração.

Como faz habitualmente, Francisco fez sua homilia partindo das leituras do dia e comentou o Evangelho, em que Jesus escolhe seus discípulos depois de uma longa e intensa oração.

“A pedra angular é o próprio Jesus”, disse o Papa. “Sem Ele, não há Igreja.” Francisco, porém, destacou um detalhe do Evangelho de São Lucas que faz refletir.

“Jesus foi para a montanha rezar e passou toda a noite em oração a Deus. E depois aconteceu tudo: as pessoas, a escolha dos discípulos, as curas, a expulsão dos demônios…A pedra angular é Jesus, sim: mas Jesus que reza. Jesus reza. Rezou e continua rezando pela Igreja. A pedra angular da Igreja é o Senhor diante do Pai, que intercede por nós. Nós rezamos para Ele, mas o fundamento é Ele que reza por nós”.

A segurança é Jesus em oração

“Jesus sempre rezou pelos seus discípulos, inclusive na última Ceia, disse o Papa. Antes de realizar qualquer milagre, Jesus reza. Francisco cita como exemplo a ressurreição de Lázaro: Jesus reza ao Pai”.

“No Jardim das Oliveiras, Jesus reza; na Cruz, termina rezando: a sua vida terminou em oração. E esta é a nossa segurança, este é o nosso fundamento, esta é a nossa pedra angular: Jesus que reza por nós! Jesus que reza por mim! E cada um de nós pode dizer isto: estou certo, estou certa de que Jesus reza por mim; ele está diante do Pai e me cita. Esta é a pedra angular da Igreja: Jesus em oração”.

Refletir sobre o mistério da Igreja

O Papa recordou o episódio, antes da Paixão, quando Jesus se dirige a Pedro com a advertência: “Pedro … Satanás vos pediu para vos cirandar como o trigo. Mas eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça”.

“E aquilo que diz a Pedro o diz a você, e a você, e a você, e a mim, e a todos: ‘Eu rezei por você, eu rezo por você, eu agora estou rezando por você’, e quando vem no altar, Ele vem para interceder, para rezar por nós. Como faz na Cruz. E isso nos dá uma grande segurança. Eu pertenço a esta comunidade, forte porque tem como pedra angular Jesus, mas Jesus que reza por mim, que reza por nós. Hoje nos fará bem na Igreja; refletir sobre este mistério da Igreja. Somos todos como uma construção, mas o fundamento é Jesus, é Jesus que reza por nós. É Jesus que reza por mim”.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano