Apresentação de Nossa Senhora

Amados irmãos e irmãs23376448_1488883277863559_7001542640104355105_n
Maria fez a vontade do Senhor!
“Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Diante desta colocação muitos se preocupam com a resposta de Jesus pensando que ela teria sido ofensiva a Maria; no entanto Jesus nem se preocupou com isto, pois Ele sabia que Maria sua mãe biológica foi a primeira e a que melhor realizou a vontade de Deus.
Com certeza você pertence a vários grupos diferentes dentre os quais se podem destacar: os amigos do trabalho, os amigos da escola, os amigos do lazer, os amigos da Igreja e por fim os amigos que também são parentes consanguíneos.
Qual deles é o mais importante?
Veja que sem falarmos das coisas de Deus para muitos o grupo familiar não estará em primeiro lugar.
Tem parente consanguíneo que você fica anos e anos sem ver ao passo que o colega de escola ou de trabalho você vê todo dia e nutre por ele um grau de amizade ainda maior.
Quantas e quantas vezes nos momentos difíceis de doença, morte, desemprego ou aperto financeiro os familiares até te evitam ao passo que amigos do trabalho ou irmãos da Igreja é que virão em seu socorro.
A resposta de Jesus está em outro nível, ou seja, não importa em quais grupos você e seus amigos estejam, aqui no mundo, pois o importante é que todos possam fazer parte do grupo daqueles que fazem a vontade do Pai que está no céu.
Fazer a vontade de Deus é “conditio sine qua non” que Jesus nos apresenta para sermos seus irmãos e irmãs, membros da sua família. Lembro aqui que podemos comparar a um processo de adoção do nosso judiciário: Jesus por sua encarnação, paixão, morte de Cruz e ressurreição nos tornou filhos e filhas de Deus, portanto irmãos d’Ele e pelo batismo temos a nossa certidão de nascimento nesta nova vida. Se na justiça comum você for adotado o juiz te dá um documento para você cancelar sua antiga certidão de nascimento e na nova certidão nenhuma referencia se fará da antiga.
No entanto se você não fizer a vontade do pai que te adotou e não for ao cartório cancelar a antiga você passará a ser clandestino, não terá nenhuma família nem a antiga e nem a nova.
Então perguntamos: O que você fez da certidão que Jesus te deu perdoando todos os teus pecados, apagando toda a vida antiga de homem velho e te fazendo irmão, filho adotivo do pai?
Você também se considera da família de Jesus Cristo, você chama Deus de Pai e trata os outros como irmãos?
Você tem noção de que da sua família antiga você não herdará nenhuma herança, mas desta nova família em Cristo a herança é a vida eterna.
O que você entende por fazer a vontade de Deus?
Você sabe o que é ser é discípulo? E ser discípulo de Jesus você sabe o que é?
Na leitura da profecia de Zacarias lemos: “Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti – oráculo do Senhor”. Convido você meu irmão e minha irmã para que também grite com sua vida a alegria de servir a um Deus que se encarnou no seio da Virgem cuja apresentação ao templo festejamos hoje; de um Deus que se fez irmão e por isto somos filhos do Pai Eterno.
Rezemos: Senhor vós que derrubais os poderosos de seus tronos
e os humildes exalta fazei que com nosso pensar e agir possamos levar mais e mais irmãos a fazer tua vontade e se tornarem verdadeiros filhos e filhas do teu reino de amor. Amém

Reflexão feita pelo diácono Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: Zacarias 2,14-17
Salmo: Lc 1,46-55
Evangelho: Mateus 12,46-50