Ano Mariano e Tricentenário de Aparecida começam dia 12

Começa nesta segunda-feira, 3, a Novena da Padroeira 2016, em honra a Nossa Senhora Aparecida. Uma coletiva de imprensa hoje no Santuário Nacional apresentou detalhes sobre a festa, além de informar sobre o Ano Jubilar Mariano e as comemorações do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Estiveram com a imprensa o arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno; o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida; o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio e o produtor Pedro Bianco, da parte da organização do concerto com o cantor lírico Andrea Bocceli.

“Esse é um acontecimento importante para nós, não só histórico, mas também de fé”, disse Dom Damasceno sobre a novena e o Jubileu, lembrando que Maria sempre esteve presente na história da evangelização do Brasil e foi como uma “porta aberta” para chegar a Jesus.

Ano Mariano

Ao final da novena da Padroeira 2016, será oficialmente aberto o Ano Mariano, instituído pela CNBB. Junto ao Jubileu, o objetivo dessa iniciativa, segundo Dom Damasceno, é que seja uma oportunidade para que as comunidades cresçam na devoção à Mãe de Deus e no compromisso de cumprir aquelas palavras de Nossa Senhora nas Bodas de Caná: façam tudo o que Ele vos disser.

Tanto o Ano Mariano quanto o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem começam oficialmente dia 12 de outubro. Também nesse dia, serão lançados o selo e a moeda oficiais do Jubileu dos 300 anos.

Novena e Semana da criança

O tema da novena da Padroeira 2016 é “O rosto misericordioso de Maria”. Padre João Batista explicou que duas vertentes marcam a novena deste ano: o Ano da Misericórdia e as devoções marianas no Brasil. Ele informou que, a cada dia da novena, será meditada uma devoção Mariana. O fio condutor será a oração Salve Rainha.

Uma novidade na novena desse ano será a Semana da Criança, com diversas atividades voltadas para o público infantil, acrescentou o sacerdote. A abertura será no domingo dia 8 de outubro, ocasião em que será lida uma carta-proposta para erradicar o trabalho infantil. Para esse momento está prevista a presença de autoridades.

Coroa para Nossa Senhora Aparecida

Também por ocasião dos 300 anos, está sendo preparada para Nossa Senhora Aparecida uma coroa diferente. Segundo padre Daniel, uma marca de joias está desenvolvendo o projeto da coroa, que será feita com o ouro doado pelos devotos.

Padre Daniel informou que essa coroa terá um recipiente onde serão colocadas porções de terra provenientes das várias dioceses do Brasil por onde a imagem está peregrinando por todo o país desde outubro do ano passado. E para 2017, também está sendo preparado um momento especial para essa coroação.

Infraestrutura do Santuário

Padre Daniel apresentou na coletiva de hoje detalhes sobre algumas obras/estruturas que serão inauguradas especialmente em decorrência do Ano Jubilar que começa em 12 de outubro. A primeira delas será lançada nesta sexta-feira, 7: o cinema 3D.

Um pequeno filme de 15 minutos vai contar, em tecnologia 3D, a história da Padroeira do Brasil. O cinema vai integrar o chamado “Memorial dos Devotos”, onde hoje já está em funcionamento o Museu de Cera e o cantinho do devoto mirim.

Outro trabalho que segue até o início do próximo ano é a cúpula central da Basílica, que é um símbolo das obras em preparação ao tricentenário. Também está prevista a inauguração do campanário.

Já no próximo dia 8, será inaugurado nos jardins do Santuário um monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida igual ao que foi colocado nos jardins vaticanos no dia 3 de setembro. Outra réplica será colocada na sede da CNBB em Brasília.

Andrea Bocelli

Também como parte das comemorações do tricentenário, será realizado no dia 15 de outubro, na Tribuna Bento XVI, um show com o cantor lírico Andrea Bocelli. A pedido do cardeal Damasceno, o repertório será adaptado para que inclua também músicas de caráter religioso.

O produtor Pedro Bianco, que participa da equipe de organização do show, disse que é uma graça de Deus esse concerto ser realizado em Aparecida justamente no Ano Jubilar. Ele contou que Andrea é muito devoto de Nossa Senhora e está emocionado com essa oportunidade. “Em algum momento deve ter a mão da nossa Mãe nesse projeto”, finalizou Pedro.

Um cântico já previsto é o da Ave Maria. O evento terá entrada gratuita.

Por Canção Nova