Ano Ímpar › 01/03/2017

4ª feira de Cinzas

16806641_1236290623122827_4765812255779363810_nAmados irmãos e irmãs.
Iniciamos hoje a quaresma e com ela um tempo forte de conversão. Somos chamados aos atos de piedade: esmola, oração e jejum. Mas devemos tomar muito cuidado para não cair na tentação de querer aparecer ou se mostrar mais santo e piedoso que os outros; lembre-nos de que nossa Igreja não precisa de pessoas que vivem de aparências, mas sim precisamos de pessoas comprometidas e que deem testemunho da verdade. É tempo de conversão mediante a penitência, oração, esmola e jejum.
O cristão não deve confundir penitência com sofrimento, com dor ou tristeza. Para o cristão a penitência deve ser encarada como um exercício, um treinamento com a finalidade de nos ensinar a dominar-nossos impulsos que podem nos afastar de Deus. A penitência tem suas exigências e privações, exige muito esforço que pode nos fazer desistir.
No Evangelho Jesus nos chama para a sincera relação com Deus e com o próximo. Tudo aquilo que fizermos é para Deus ou para o próximo e não para mostrar aos outros, isto é a sinceridade que nos é solicitada.
Qual a diferença do Jejum e da abstinência?
O jejum pode ser de diversas formas, ou seja, temos o jejum da Igreja onde você só vai fazer as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), mas tudo com moderação; nos intervalos não se come absolutamente nada. Temos o jejum a pão e água onde só se bebe água e só se come pão. Temos o jejum absoluto onde o penitente não come absolutamente nada. Tem pessoa que jejua apenas meio dia ou até às 15 horas.
A abstinência como o nome já diz significa abster-se de algo e, por exemplo, posso fazer abstinência de carne durante a quaresma toda ou as sextas feiras da quaresma, etc. A Igreja manda que se faça abstinência de carne em apenas dois dias do ano e estes dias são justamente a abertura e o encerramento da quaresma; isto é, na quarta feira de cinzas e na sexta feira da paixão. A abstinência não precisa ser só de carne, mas pode ser de chocolate, bebida alcoólica, refrigerante, etc.
A Oração é de suma importância neste processo, ou seja, Jejum sem oração é regime para emagrecer e fazer abstinência de carne sem oração pode dar a entender que você se tornou vegetariano. Por fim a caridade que é o amor em relação ao irmão que nos leva a aproximar, olhar e socorrê-lo em todas as necessidades.
A Profecia de Joel diz: “Rasgai vossos corações e não vossas vestes”. Isto quer dizer que precisamos aproveitar a ocasião para abrir nossos corações à graça de Deus.
Na segunda carta aos coríntios o apóstolo Paulo nos diz: “Reconciliai-vos com Deus! Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação”. Não percamos a oportunidade; pois é o Senhor que está a nos falar para que agarremos esta oportunidade por Ele oferecida. O tempo é agora, o tempo chegou e tudo está ao nosso favor!
Antigamente costumávamos dizer que no tempo da quaresma o coração do nosso Deus se torna muito mais misericordioso do que já o é normalmente.
Hoje a Igreja inicia a CF com o tema: Biomas brasileiros e defesa da vida o lema tirado do Gênesis 2,15: Cultivar e guardar a criação. Porque a Igreja se meter nisso? Por causa da Palavra, pois em inúmeras passagens vemos Deus falar do cuidado com a natureza. Você sabe o que é um bioma?
No Brasil temos várias classificações de biomas e sub-biomas, mas o nosso texto base trabalha com os cinco principais biomas que são a Amazônia – a Caatinga – o Cerrado – a Mata Atlântica – os Pampas – e o Pantanal.
Se você acha que não é importante eu te pergunto quem aqui conhece marolo – murici – gabiroba – paca – cotia – tamanduá, etc. Eles eram normais por aqui, mas onde estão? A responsabilidade é coletiva, mas o agir é individual em guardar e zelar pela nossa casa comum. Você se incomoda e denuncia quando vê desmatamento, caça ou pesca proibida? A colheita é coletiva, mas o capinar é individual. Guimarães Rosa.
Rezemos com o Salmista: Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Joel 2,12-18
Salmo: 51
2ª. Leitura: 2Cor 5,20-21.6,1-2
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *