Sábado da 5ª. Semana da Páscoa – 30/05/2016

REFLEXÃO – Sábado da 5ª. Semana da Páscoa – 30/05/2016

Amados irmãos e irmãs

“O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa”. A certeza desta afirmativa de Jesus deve ser para nós sinal de que estamos sendo fiel a missão, ou seja, a perseguição é este sinal. Se o perseguiram também perseguirão a nós; porém o grande alento que temos é que vão guardar a Palavra anunciada por nós; porque ela não é nossa, mas de Deus. Eis aí o porquê devemos ser fiel no anúncio sem acrescentar e nem retirara nada desta Palavra que nos foi dada.

Outro detalhe importante é que os que realmente são perseguidos por causa da Palavra não se fazem de vítima e nem ficam a procura de holofotes; pois os apóstolos quando eram apedrejados ou espancados saiam e iam pregar ao invés de ficar lamentando. O discípulo missionário que é perseguido não procura a perseguição e nem lhe dá causa como vemos hoje com aqueles que gostam de se envolver em polêmicas muito mais para promoção pessoal do que para anunciar a Palavra e o nome de Jesus.

Ao final Jesus diz: “Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. Isto significa que os que nos perseguem não conhecem o Pai; pois se o conhecessem com certeza não fariam isto. Jesus na Cruz deu a grande lição ao dizer: “ Pai perdoa-lhes ; pois eles não sabem o que fazem”!Nós também poderíamos dizer o mesmo em relação aos que nos perseguem; mas a pergunta que fica é: quem deveria então fazer com que eles conhecessem o Pai e a resposta é simples: Isto cabe a nós.

Os seguidores autênticos de Jesus o imitam em tudo, ensinam suas palavras e realizam as mesmas obras e esta é a melhor forma de fazer com que conheçam o Pai e creiam que Jesus ressuscitou, que está vivo e que caminha conosco.

Ele veio ao mundo, mas o mundo não o reconheceu e ainda hoje não o reconhece naqueles aos quais Ele enviou. Esta afirmação fica em aberto para que possamos sobre ela nos debruçar e refletir sobre o nosso papel enquanto protagonistas.

Na leitura dos Atos dos apóstolos o que significa: que foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia. Extraído de seu contexto podemos ficar sem entender mas considerando que os apóstolos queriam ir para um lugar e é o Espírito Santo quem dirige os passos dos missionários estes foram impelidos para irem à Macedônia. A grande lição para todos nós que somos discípulos missionários é saber que sempre devemos estar atentos e na escuta do que o Espírito quer para sua Igreja.

Rezemos com o Salmista: Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco

Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia
1ª. Leitura: Atos 16,1-10
Salmo: 100
Evangelho: João 15,18-21