Sábado – 20ª. Semana Comum

14045955_1050356571716234_2630206481155696400_nAmados irmãos e irmãs
O Evangelho de hoje nos e chama a atenção para que não sejamos na Igreja de Jesus Cristo aqueles que vivem de aparência. Infelizmente o que Jesus denunciava no seu tempo acontece e muito em nossas comunidades contemporâneas, ou seja, cristãos que querem viver do puro formalismo ritualístico.
Precisamos primeiro abrir nosso coração a ação de Deus, reconhecendo nossas limitações e imperfeições; fazendo um encontro pessoal com o crucificado/ressuscitado; aí teremos sede de buscar conhecer a Palavra, participar da santa missa, rezar o terço, adorar o Santíssimo, etc.; mas não fica só nisso; pois como nos diz são Paulo, seremos impelidos a ir ao encontro do próximo ajudando-o em suas necessidades. O que não pode acontecer é o contrário, ou seja, participar da santa missa, rezar o terço e adorar o Santíssimo só na fachada, para os outros verem, sem abrir o coração, sem admitir nossas fraquezas e imperfeições, tentando passar uma imagem de santidade que sabemos não ter. O cristão autêntico é aquele que apesar de publicamente assumir sua fragilidade e seus limites, continua caminhando e colocando toda confiança na graça de Deus. Temos que ter cuidado para não cair no trocadilho que diz: parece, mas não é!
Olhando para os fariseus de ontem e de hoje lembramos de um ditado popular que diz: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.” Jesus nos fala para fazer e observar tudo o que os mestres da Lei e os fariseus dizem, pois eles têm bastante conhecimento da palavra de Deus e falam com propriedade sobre o que deve ser feito de acordo com a vontade do Pai. Mas Jesus conhece o coração de cada pessoa e, com coerência, nos pede que sigamos os ensinamentos deles, mas que não imitemos as suas atitudes, pois ensinamentos e atitudes se contradizem. Quando ouvirmos alguém nos falando o que deve ser feito de bom, não devemos deixar de fazê-lo só porque quem falou não tem “moral” ou “credibilidade” sobre determinada atitude.
Quando estamos servindo a Deus é necessário darmos testemunhos fiéis de nossas palavras, para que as pessoas que nos seguem se reflitam no nosso modo de agir, já que uma atitude vale mais que mil palavras. Se você diz ao seu filho: “Não beba! Isto vai te fazer mal.” E no dia seguinte está com um copo de bebida na mão, seu filho não vai dar credibilidade ao que você falou, mas no exemplo que você deu!
Aos que querem ser chamado de mestres, Jesus adverte: não existe outro mestre, pai ou guia, que não seja o próprio Deus. “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.”
Na leitura da profecia de Ezequiel vemos que anos antes ele anunciava que a Glória do Senhor ia abandonar Jerusalém e agora proclama a alegre notícia do seu regresso. Deus prometeu habitar no meio de Israel para sempre: Filho de homem, aqui é o lugar do meu trono, a minha residência definitiva entre os filhos de Israel, para sempre.
Rezemos com o Salmista: Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. Amém.
Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia
1ª. Leitura: Ez 43,1-7a
Salmo: 84/85
Evangelho: Mt 23,1-12