Quinta feira – 5ª. Semana Comum

Amados irmãos e irmãs27067507_1569625003122719_3251688462166117654_n

“É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos. Jesus respondeu-lhe: Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha”.
É impossível ler este versículo e não se lembrar de uma discussão atual entre famosos sobre exclusividade na salvação. O que aprendemos deste Evangelho é que toda exclusividade significa exclusão e discriminação de uma maioria em prol da minoria ou as vezes só de um. O Evangelho de Jesus não exclui!
Os cristãos, provenientes do judaísmo tinham a tendência de não aceitar os pagãos; pois julgavam serem apenas eles os eleitos do Senhor.
Jesus inverte a ordem estabelecida, se até então Israel era a única referência e modelo de Povo Salvo, porque cumpria a Lei de Moisés, de agora em diante a Salvação que é dom gratuito é oferecida por Deus em Jesus Cristo.
Lembro aqui as palavras de nosso papa Francisco: “Podemos até ter sido batizado, crismado e casado na Igreja Católica, mas se não se não professamos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor”
A fé abre para os pagãos as portas do Reino dos céus. É a fé que permite à mulher ver e reconhecer Jesus como Messias de todos os povos.
Vale destacar que esta mãe apesar do desespero tem: discernimento; coragem; persistência e iniciativa. Ela não mediu esforços e dispôs-se a lutar pela libertação da filha e para isto enfrentou barreiras culturais (era mulher) e religiosas (não era judia). Mas ela clamou por Jesus. Humilhou-se, sabia que só Jesus poderia ajudá-la. Ela o adorou e o reconheceu como Senhor e por fim teve fé em Jesus, foi perseverante em seu pedido.
Na leitura do primeiro livro dos Reis vemos que Salomão presta culto a outros deuses desviando seu coração do Senhor e só não perdeu todo o reino porque o Senhor disse que por consideração a Davi o pai ele não iria tirá-lo do trono.

Rezemos com o Salmista: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo! Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo! Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: 1 Reis 11,4-13
Salmo: 105/106
Evangelho: Marcos 7,24-30