Highslide for Wordpress Plugin
Santoral › 26/01/2018

MEMÓRIA DE TIMÓTEO E TITO

27331552_1563738630378023_6498850336737013733_nAmados irmãos e irmãs
Lucas é o único evangelista a mencionar este envio dos setenta e dois. Quem conhece sobre táticas de guerra e guerrilha sabe que antes da tropa principal chegar para o combate é preciso mandar uma equipe precursora que vai a frente e estuda o local do combate colhe todas as informações e prepara o terreno. A missão é o nosso combate e precisamos preparar as pessoas para receber o mestre e acolher sua mensagem.
Esse chamado de Jesus é natural e está no próprio dom da vida, porém, Ele escolheu alguns para serem colaboradores mais próximos. Que são os apóstolos; chamou outros para serem discípulos como vimos neste evangelho, mas Jesus continua a agir da mesma forma ainda hoje quando chama alguns para ser sacerdote, diácono, freira irmão ou leigo. Diante disto é interessante perguntar como fazemos escolhas de pessoas para servir à Igreja. Vejam que Jesus não usou critérios humanos para fazer a escolha, pois se assim o fosse teria escolhido os letrados e de posses. O que vai nos ajudar na nossa comunidade a não se deixar levar por critérios humanos em nossas escolhas é a vida de oração. Quantas e quantas vezes não somos tentados a dar um “carguinho” para alguém só porque tem dinheiro ou exerce influência da qual julgamos ser necessário para a Igreja; o que é uma grande ilusão.
Que tipo de operário requer-se para o serviço do Reino? É preciso que seja uma pessoa cheia de coragem, predisposta a viver na pobreza, capaz de adaptar-se a qualquer tipo de acolhida que lhe for oferecida, disposta a partilhar a vida de quem a acolhe, totalmente disponível para o serviço aos doentes e marginalizados, pronta a viver a experiência do fracasso, com otimismo, sem deixar-se abater.
Somos enviados como cordeiro porque o cordeiro representa a fraqueza, a fragilidade do missionário diante do mundo. O cordeiro é presa fácil nas garras do lobo, os cristãos discípulos missionários pagam um alto preço pela sua fidelidade ao Evangelho; pois os do mundo não tem escrúpulos e o cristão não pode usar os mesmos métodos.
O autêntico discípulo missionário contenta-se como o que lhe oferecem, pois não anda atrás de luxo e grandezas, mas o seu foco é o anúncio da Palavra. Como é bom ver missionários que quando saem em missão aceitam se hospedar em casas de famílias e benditas são as famílias que acolhem aqueles que vêm em nome do Senhor. Estes missionários não exigem hotéis e nem estão preocupados com a quantidade de estrelas, pois sabem que a verdadeira estrela, o astro maior é Jesus e Ele é único.
O documento de Aparecida diz em seu número 18: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher”. O que todos nós cristãos precisamos nos dias de hoje é nos conscientizar de que se os operários são poucos é preciso chamar novos operários e prepará-los para a missão.
Se não houver quem chame não poderá haver quem responda sim e aceite fazer parte da missão. Hoje eu te convido não somente a confirmar o teu SIM a Jesus, mas como Lucas te convido a sair por aí e convidar outras pessoas para vir conosco fazer parte da missão. Para esta missão saiba que Isaías já disse: O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade.
A Segunda Carta a Timóteo é como um testamento espiritual de Paulo; onde ele demonstra saudade, afeto e consideração por Timóteo a quem chama de filho, destacando o seu carisma de pastor e na sua fé sincera que deve continuar com a graça de Deus; afinal Ele não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza e por isto não devemos nos envergonhar ao dar testemunho de nosso Senhor, mas sofrer com os que sofrem pelo Evangelho, fortificados pelo poder de Deus.
Rezemos com o salmista: Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

Leitura: 2Tm 1,1-8
Salmo: 95
Evangelho: Lc 10, 1-9

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *