Quarta Feira – 7ª. Semana da Páscoa

Amados irmãos e irmãs31958551_1676065995811952_2210893192243445760_n

“Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo”.
Todas as vezes que presidimos celebrações de exéquias costumamos lançar mão deste versículo da oração sacerdotal de Jesus; pois nele somos consolados na certeza de que embora estejamos neste mundo nós não somos daqui. Viemos do coração de Deus e é para lá que temos que voltar. Ninguém vai permanecer aqui. Para nós cristãos a nossa páscoa (morte) é o momento de passagem desta vida de lutas, dores e sofrimento para uma vida eterna onde não mais haverá dor ou sofrimento; esta é a esperança de todos nós cristãos: “aquele que subiu aos céus vai voltar para nos levar com Ele na sua glória”.
Quando Jesus pede: “Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós….”;o verbo guarda assume o significado de preservar de toda adulteração, de todo desvio e adquire o mesmo sentido quando falamos” guardar a Palavra…”
“Para que todos sejam um…” É este o desejo de unidade presente no coração de Deus, e que agora em Jesus ele manifesta. O desafio é muito maior do que se pensa, não é só a unidade dos cristãos, mas a unidade de toda humanidade em um só Deus e só seremos um em Deus se formos um com os irmãos e aí reside a grande dificuldade ante nossas limitações e pequenez de pensamento.
Nos Atos dos apóstolos vemos que Paulo se despede de Éfeso em lágrimas e muita oração. Ele admoesta sobre o perigo de pessoas que ao buscar seus próprios interesses tentam formar discípulos para si e não para a Igreja de Jesus. São como lobos que solapam o rebanho anunciando doutrina estranha ao reino anunciado por Jesus
Ao pedir que acudam os fracos Paulo os exorta de que: “É maior felicidade dar que receber!” Aqui na Comunidade Missionária Divina Misericórdia muitos dos que nos visitam perguntam porque ajudamos os pobres e doentes e a resposta é :o simples fato de não sermos nós os necessitados já é motivo mais que suficiente para ajudarmos o próximo; até como sinal de gratidão; porém para quem se deixa inundar pelo amor de Deus este amor é o motivo.
Nesta semana de oração pela unidade dos cristãos rezemos com toda Igreja: Senhor Deus abençoe e proteja vosso povo, encha seus corações de ternura e suas almas de alegria, seus ouvidos de música e suas narinas de perfume, suas línguas de canções que levem esperança. Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de nós como proteção, diante de nós como guia, ao nosso lado como companhia, dentro de nós como consolo, sobre nós como bênção. Que o Espírito doador de vida sopre sobre nós para que nossos pensamentos sejam santos, atue em nós para que nosso trabalho seja santo, impulsione nossos corações para que amemos o que é santo, fortaleça-nos para que defendamos o que é santo. Que Ele habite em nossos corações, regando a secura e derretendo a frieza, que Ele alimente no mais profundo de nossas almas o fogo do seu amor e nos conceda uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor sincero e perfeito. Amém.
Rezemos com o Salmista: Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz poderosa. Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco 
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Atos 20,28-38
Salmo: 67 
Evangelho: João 17,11-19