Highslide for Wordpress Plugin
Santoral › 12/12/2016

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

guadalupeAmados irmãos e irmãs
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
Para ir à casa de Zacarias e Isabel, Maria atravessa a Palestina de norte a sul com o Filho de Deus em seu ventre; é um verdadeiro sacrário e a primeira procissão Eucarística. Ao dizer sim, Maria aceitou ser fecundada pelo Espírito de Deus (cf. Lc 1,38). Por isso, Maria é portadora da salvação e é fonte de alegria por causa do Senhor que habita não só no seu ventre mas principalmente no seu coração.
Em Isabel quem profetiza é o Espírito que diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Este encontro foi um verdadeiro pentecostes ;pois todos estavam cheios do Espírito Santo.
O canto de Maria nos mostra duas coisas importantíssimas, ou seja, ela conhece a Palavra; pois o que diz é muito semelhante ao que diz Ana mãe de Samuel em seu cântico e, além disso, fica provado que o mesmo Espírito Santo que agiu lá agiu cá.
Vejam que justamente os índios no México sofriam com o jugo que lhes era imposto pelos colonizadores e a mãezinha do céu vem em socorro de seus filhos.
Maria era portadora do Cristo que estava em seu ventre! A Igreja como figura de esposa deve ser hoje a portadora do Cristo, afinal na Igreja está a Palavra (Verbo encarnado) e a Eucaristia (Cristo crucificado / ressuscitado).
Infelizmente por vezes percebemos que nós não damos conta do que significa tudo isto? Lembramos aqui do ensinamento que diz: A pia batismal é o útero da Mãe Igreja!
É a Igreja que gera filhos e filhas para Deus; portanto como Maria esta Igreja precisa cada vez mais estar conformada ao projeto de Deus, cada vez mais divina sem deixar de ser humana; cada vez mais santa mesmo sabendo de sua condição de pecadora por parte de nossa humanidade. Maris se colocou a disposição. Estar disponível significa estar à disposição a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar e para fazer qualquer coisa desde que tudo seja para maior honra e glória do nosso Deus.
Foi assim que Maria se fez disponível em especial quando disse: Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim atua vontade!
Maria de Guadalupe veio para libertar os povos da América Latina; Ela é a mãe do céu morena e com ela cantamos: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”.
Na festa da Virgem de Guadalupe vemos que como mãe ela continua socorrendo seus filhos, continua sendo mulher solidária ; pois nas aparições no México Maria vem em socorro do povo indígena que era oprimido e ela se afeiçoa a todos eles tanto nas vestes como na aparência física.
Na leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas o apóstolo nos fala que o Filho de Deus nasceu de mulher e sujeito a lei para nos dar a filiação adotiva e assim sendo deixarmos a condição de escravo para assumir a de filho e por consequência herdeiro com a mesma filiação para receber o mesmo Espírito.
Rezemos com o Salmista: Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”. Amém.

Reflexão feita pelo Diácono Irmão Francisco
Fundador da Comunidade Missionária Divina Misericórdia

1ª. Leitura: Gl 4,4-7
Salmo: 95
Evangelho: Lc 1,39-47

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *