Highslide for Wordpress Plugin
Notícias Gerais › 14/06/2016

Conselho Permanente da CNBB avalia Assembleia Geral

consephjOs trabalhos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciaram com celebração da Palavra, na manhã de hoje, 14 de junho, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade, em Brasília. Trata-se da primeira reunião do Conselho após a realização da 54ª Assembleia Geral (AG), realizada em Aparecida (SP), no mês de abril.

No início das atividades, no plenário, membros do Conselho Permanente aprovaram a pauta de trabalho. A reunião é presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha; pelo arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Krieger; e pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner.

De acordo com dom Leonardo, o objetivo principal é avaliar os trabalhos e frutos da 54ª Assembleia Geral, além da votação do tema central da AG de 2017.

“É um momento precioso para avaliação da Assembleia Geral e também para direcionamento da próxima. Por delegação da última Assembleia, votaremos o texto sobre o dízimo, respeitando todo o processo que um documento da CNBB exige para ser aprovado. Também estamos discutindo a possibilidade de criarmos uma comissão permanente para acompanhamento dos processos de nulidade matrimonial”, explica o bispo.

Na programação estão previstos outros assuntos como a exortação do papa Francisco Amoris Laetitia – Sobre o amor na família”, Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico Humano, projeto da Cáritas “10 milhões de estrelas”, prêmios de comunicação da CNBB, projeto Igreja-irmãs e estudo de proposta de um Diretório para Pastoral Vocacional.

Dom Leonardo destaca, ainda, que está prevista reflexão sobre os povos indígenas e evangelização. “Iniciamos um diálogo sobre igrejas-irmãs que já existe na CNBB. Junto com esse tema, queremos aprofundar o estudo da catequese e os povos indígenas e buscamos caminhos para levarmos a iniciação cristã a culturas tão diferentes”, comenta dom Leonardo.

Durante a reunião, que prosseguirá até quinta-feira, 16, serão apresentadas atividades em andamento dos regionais e das Comissões Episcopais Pastorais.

Grupo de Assessores

Na segunda-feira, 13, o Grupo de Assessores (GA) da CNBB esteve reunido, na sede da Conferência em Brasília. Na ocasião, o GA também discutiu os possíveis temas para a Assembleia Geral da CNBB de 2017, bem como sugeriu experiências pastorais para serem apresentadas no evento.

Por CNBB

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *