Highslide for Wordpress Plugin
Carisma

Carisma: A palavra carisma significa graça (I Cor 12,4) é um dom, transmissível a outros. É graça que ultrapassa a humanidade do fundador e é maior que ele. É como que um código genético e por isso é transmissível, genético porque dá identidade não só a comunidade religiosa, mas também a cada um de seus membros.

Portanto carisma é graça extraordinária que Deus dá alguém que se coloca a serviço, é a manifestação da misericórdia do amor de Deus, que age por meio de nós diante da necessidade do irmão.

Carisma é a graça que nos coloca a serviço do reino, melhor dizendo a graça que nos coloca a serviço da comunidade.

São Francisco de Assis recebeu um carisma original para servir à Igreja de seu tempo. Ele não era o melhor, o mais inteligente, o mais capaz, o mais santo!

  • O franciscanismo não existia antes de Francisco. A pobreza sim, mas não a pobreza franciscana.
  • O A novidade do carisma está no “como”.

O segredo não são os meios, nem os métodos, mas sim o próprio carisma que se expressa através dos meios e métodos. Ele vai além dos métodos e meios.

Reconhecemos um carisma quando há um conteúdo experimentado e confirmado por frutos vivenciais concretos. Sua finalidade não é a comunidade em si mesma, mas a Igreja, por isso, a delineação do carisma, contorno e matizes, de sua missão na Igreja, é resultado da escuta de Deus pela oração, estudo, experiências vividas e compartilhadas com a comunidade.

A delineação é obra do Espírito, e é confirmada, com o tempo, pela Igreja!

No início de uma comunidade não existe nada definido. Com o tempo e a resposta do fundador e de sua comunidade se vai descobrindo e conhecendo mais sobre o carisma e a estrutura que lhe deve dar suporte!

O nosso carisma é “SER SINAL DA MISERICORDIA DO PAI NO MUNDO DE HOJE”, é deixar seu eu para ser de Deus, é procurar ver o caminho quando não se tem estrada, é dar uma chance, é dar mais uma chance quando todas já se acabaram, de um modo especial é viver para o próximo, mesmo que o próximo não viva para nós, e sermos bom porque o nosso Pai é bom.

O carisma da nossa comunidade é: SER SINAL DA MISERICORDIA DO PAI NO MUNDO DE HOJE
Viver da misericórdia, na misericórdia e para a misericórdia, é para isto que somos chamados.

Imprimir