BEATO FREDERICO OZANAM

14202534_1065467650205126_8495004553800304408_nFundador da Sociedade S. Vicente de Paulo – SSVP (Vicentinos)
Frederico Ozanam nasceu em 1813, em uma família de treze irmãos, dos quais somente sobreviveram três. Estudou Direito em Paris e posteriormente tornou-se o professor mais jovem da Sorbone.
Casou-se com Amélia Soulacroix, com quem teve uma filha. Morreu aos 40 anos de idade, porém, nesses poucos anos, foi capaz de estabelecer uma extraordinária obra que não só adaptou o cristianismo às necessidades urgentes, mas recuperou o protagonismo de piedosa dedicação aos leigos na Igreja, num século onde a expansão de idéias anticlericais e contrárias à religião crescia significativamente.
Foi em 1833, com apenas 20 anos de idade que começou a amadurecer a idéia da Sociedade São Vicente de Paulo. Ozanam conheceu, durante seus anos de estudante, a Emmanuel Bailly, redator da revista Tribuna Católica, e a muitos outros personagens católicos durante as tertúlias do conde de Montalembert. Bailly influenciou muitos outros jovens católicos e com o apoio destes jovens foi que Ozanam pôs em prática, em 1833, a primeira Conferência.
O objetivo dos primeiros fundadores era, sobretudo, o aprofundamento em sua vida cristã. Dentre suas inquietudes, expressava Frederico Ozanam que “quisera formar uma reunião de amigos que trabalharam juntos num edifício científico, mas sob o pensamento católico”. Por conseguinte, começar colocando a ação caritativa num lugar central. A isso contribuiu teses levantadas por outros universitários, que denunciavam que o cristianismo havia abandonado a ação caritativa da antiguidade.
Ozanam, assim, asseverou então que “desejaria que todos os jovens, de cabeça e de coração, se unissem para realizar uma obra caritativa, e que se formaria em todo o país, uma vasta associação generosa, destinada a aliviar as classes populares”. Acreditando ser o modelo mais ajustado da fé o fato de consagrar-se às necessidades do irmão, deixou claro que Deus abençoaria esse apostolado pelas suas obras de caridade.
Os jovens que formaram a primeira Conferência, contaram, em seus primeiros passos, com a ajuda de uma Filha da Caridade Cristã, Irmã Rosália Rendu, mulher conhecida e reconhecida em Paris por sua ação caritativa. Irmã Rosália os pôs em contato com as situações de pobreza em Paris, no final do século XIX, os animou e em muito auxiliou as Conferências em seu crescimento.
Desde o princípio as Conferências se colocaram sob a proteção de São Vicente de Paulo. A caridade era o eixo fundamental da Sociedade, ainda que as Conferências mantivessem sempre uma atenção especialíssima à formação e ao enriquecimento da fé de seus sócios. Mesmo porque, Ozanam afirma que “queremos que esta Sociedade de caridade não seja um partido, nem uma escola ou confraria, senão que seja profundamente leiga e sem deixar de ser estritamente católica”.
Morreu em 8 de setembro de 1853, em Marselha, França. Em 1997, o papa João Paulo II, durante a solenidade de sua beatificação, na catedral de Notre Dame, em Paris, disse: “Frederico Ozanam é verdadeiramente um santo laico do nosso tempo”. Sua festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.